quarta-feira, 10 de março de 2010

O MENSAGEIRO.

Acabo de assistir ao filme o mensageiro. Confesso que fiquei um pouco receoso antes de assistir a película, pois eu tenho um enorme preconceito a respeito de filmes sobre guerra. Já tive algumas recompensas por deixar de lado essa birra, como por exemplo ‘’Apocalipse Now’’, e acabo de ter outra a alguns minutos atrás.

Diferente de tudo que já vi sobre o tema, o mensageiro se diferencia por ser um filme que fala sobre uma coisa nunca antes explorada, a rotina dos soldados que trabalham na área de notificação a família das vitimas da guerra.

Antes de deixar minhas impressões, vamos a historia do filme.

Will Montgmorey (Ben Foster) é tido como um herói americano. Acabou de voltar da guerra do Iraque antes do final do seu tempo de serviço, pois acabou se ferindo em batalha. Graças a isso terá que exercer seu trabalho ao país, notificando as famílias das vitimas na guerra sobre suas mortes. Para acompanhar o serviço, o seu parceiro Tony Stone (Woody Harrelson) o ajudará mostrando as regras do trabalho e ensinando tudo que ele não deve fazer. Ao longo dos dias, Will perceberá que o trabalho apesar de parecer fácil não é, e que não é nada prazeroso presenciar o sofrimento dos pais que perderam filhos em guerra e mulheres que perderam seus maridos. Uma amizade inesperada acaba surgindo entre ele e Tony, que é o seu superior nessa missão. Em um dos dias de trabalho, os dois vão notificar o falecimento do marido de Olivia Pitterson (Samantha Morton), que inicialmente parece não ter ficado muito abalada com a noticia, despertando assim a curiosidade dos dois soldados. Tony acredita que ela já está com outro homem, e Will acaba por quebrar uma das regras mais importantes do seu trabalho, ele acaba se apaixonado pela viúva do soldado morto.

Um dos grandes méritos do filme é justamente por falar da guerra sem envolver batalhas, sangue, bombas, armas, destruição e violência. O que o filme mostra é outro tipo de destruição, a emocional, que pode ser tão devastadora quanto uma bomba num campo de batalha. Ponto para ele, pois antes de ‘’O Mensageiro’’ tínhamos acesso a algumas pequenas aparições desses soldados que são designados a contar as famílias sobre as mortes dos seus parceiros, porém nunca poderíamos imaginar o quão difícil é a realização desse trabalho. No filme podemos acompanhar o dia a dia dessas pessoas que antes só víamos em pequenas pontas e sem muita importância. O filme conta com atuações de grandes astros do cinema e que mereciam mais destaque. Samantha Morgan está nos presenteando com uma de suas melhores atuações, que apesar de calma, consegue passar a sua dor e o seu receio de forma que só uma atriz competente conseguiria. Sobre Woody Harrelson e Will Montgmorey eu nada tenho a dizer além de que os dois estão perfeitos e ajudam muito para que o filme se mantenha no mesmo nível do inicio ao fim. Interessante também é que o diretor Oren Moverman nos mostra que os danos psicológicos aos soldados não são somente conseqüência da guerra em si, e que aqueles que trabalham notificando a família dos mortos acabam por se envolver emocionalmente, ajudando assim a piorar o seu estado emocional já bagunçado pela guerra.

Resumindo, O mensageiro é um filme que foge dos clichês que rondam os filmes que falam sobre guerra, e que até mesmo as subtramas conseguem se manter longe dos mesmos, fato é, que a personagem de Samantha Morgan não é nenhuma mulher linda, gostosa e sensual, é uma pessoa completamente normal, acima do peso e ainda por cima tomada pelo luto, e isso não impede do soldado se apaixonar por ela.

É um filme que deve ser visto e apreciado, pois é diferente, e em tempos como os de hoje, assistir a algo diferente está cada vez mais difícil.

2 indicações ao Oscar de Melhor ator coadjuvante (Woody Harrelson) e Melhor Roteiro Original

O filme também foi vencedor do Urso de Prata de Melhor Roteiro e Prêmio da Paz em Berlim 2009, além de ser indicado a Melhor Filme.

Download do filme:

http://www.4shared.com/file/192268957/a0b0987c/The_Messenger_2009_DVDScr.html

Trailer - http://www.youtube.com/watch?v=ANET8IG1Jy4

Nenhum comentário:

Postar um comentário