sábado, 6 de março de 2010

Olá galera, amanhã é o Oscar e eu estou aproveitando a cerimônia para postar essa critica sobre THE BLIND SIDE, filme protagonizado por Sandra Bullock. O filme arrecadou mais de 220 milhões só nos EUA e está dando a Sandra sua primeira indicação ao premio.



UM SONHO POSSÍVEL.

A primeira vez que eu vi o trailer desse filme, algo me disse que vinha coisa boa por aí, e esse pressentimento estava certo.

Vamos a historia do filme.

O rapaz Michael Oher (QUINTON AARON) é pobre, sem-teto e vive por conta própria. É admitido em uma escola onde também estudam os filhos de Leigh Anne Tuohy (SANDRA BULLOCK). Após encontrá-lo perambulando pela rua em pleno inverno, vestindo pouca roupa, Leigh Anne se sensibiliza com o rapaz, principalmente por saber que ele é colega de sala de sua filha. Convida-o então para passar a noite em sua casa, mas acaba ao fim, tornando-o parte da sua família, acreditando assim no seu potencial e ajudando-o a descobrir nele o que ele tem de melhor, e como conseqüência se descobrindo da mesma forma.

O filme conduz de forma sensível a entrada de um completo estranho dentro de uma família formada e estruturada e nos mostra que ao darmos amor, recebemos amor, ao darmos carinho, recebemos carinho e quando temos alguém para nos colocar pra frente e acreditar nos nossos sonhos, eles ficam mais perto de se tornarem realidade.

Sandra Bullock está concorrendo ao Oscar de melhor atriz, pois sem sombra de duvidas essa é a sua melhor atuação. Não acho que tenha sido algo espantoso de bom, e acredito inclusive que nessa disputa existem feras muito melhores e mais experientes que ela, como Meryl Streep, mas ainda assim está sendo tida como a preferida para o premio.

É uma historia comovente, ainda mais por ter sido real, mas não é um dramalhão apelativo e nem um filme chato. Consegue se manter agradável do inicio ao fim, com uma direção suave e competente, que faz com que a gente se sinta também parte daquela acolhedora família.

Algumas lições são aprendidas durante a película, uma delas é que por mais descrente que sejamos de alguém, todo mundo tem um talento e as vezes só precisa de alguém para nos apoiar e nos fazer acreditar em nós mesmos. O filme é competente ao tentar mostrar que mesmo quando somos o apoio uma hora, na outra podemos ser a pessoa que está precisando desse apoio, e assim os papeis são invertidos. É interessante também ver como o personagem de QUINTON AARON tem uma natureza extremamente protetora com aqueles que ele ama, e que é a forma dele retribuir toda a bondade que tem recebido de pessoas que trouxeram ele para dentro da sua família, mesmo sem nunca tendo os visto antes. Não é um filme sensacional mais merece ser visto, porque é sim muito bom.

Ao fim, somos presenteados com as pessoas reais que inspiraram a historia do filme, atestando novamente que tudo que acabamos de ver realmente aconteceu, e é bonito ver que existem pessoas que abrem sua vida dessa forma para alguém e não tem como final tristeza e desgraça.

A Sandra Bullock eu digo, continue por esse caminho que você chega lá.

O resto do elenco também está bem, mas nesse filme quem rouba as cenas é a bela Bullock.


CRITICA FEITA POR: MARCOS PAULO BRITO DUARTE

Download para quem quiser assistir ao filme -


2 comentários:

  1. O filme é ótimo, bom roteiro, simples e com ótimas atuações. Longe de ser um filme excelente, traz seu maior destaque: Sandra, em sua melhor atuação, não tão boa quanto a Mery Strep por ex, mas mereceu ter levado o Oscar.
    O texto esta bom, mas poderia aprofundar um pouco mais. Preconceito, aprendizado, oportunidade, ... esses temas.
    É sempre bom ver um filme que lhe motiva, mesmo não tendo sonhos a serem realizados, e mostra q a vida traz oportunidades q não devem ser desperdiçadas.
    Bjos primeta
    Boa sorte com o blog.
    Felipe Lcs

    ResponderExcluir
  2. 8 ou 800.. Troféu framboesa de ouro de pior atriz do ano por "Maluca Paixão" e oscar de melhor atriz por "Um Sonho Possível"... Sem sombra de dúvidas 2010 é o ano de Sandra Bullock !!

    ResponderExcluir